Movimentos sociais urbanos e rurais

           De uma forma geral, a ideia de movimentos sociais começou com o conceito de antropocentrismo, concepção que tinha o homem como o centro das coisas, não mais a religião. Essa ideia é difundida pelos iluministas, e torna-se a principal base da Revolução Francesa, que foi o marco decisivo para o começo de uma difusão mundial de ideias. Assim o jeito iluminista de pensar ganhou o mundo, se espalhando e servindo de base e inspiração para outras revoluções e movimentos acontecerem.
 Movimentos sociais são ações coletivas que visam adequar situações atuais, que são vividas por uma parte de uma determinada população, ao sistema político vigente.  Esses 
movimentos podem ser urbanos com greves, por exemplo, ou podem ser rurais como o movimento dos Sem Terra.

varelanoticias.com.br
 Existem muitos tipos diferentes de movimentos, como aqueles que são feitos para protestar contra o poder público, ou aqueles que, ao contrário, apoiam o poder público, há também aqueles que tem como objetivo uma mudança no ponto de vista da pessoas sobre determinado assunto, como os movimentos gay e feminista, por exemplo.
 Um movimento social, geralmente, tem como principal objetivo conscientizar as pe4ssoas de que aquela situação mostrada existe e é muitas vezes comum. Cada movimento é único, feito por uma determinada população, que vive uma determinada situação, em uma determinada época; por isso cada movimento deve ser analisado de forma individual, pois embora eles partam de um mesmo princípio, os movimentos diferem entre si pelo significado do que desejam mostrar e principalmente pelos resultados que almejam alcançar.
 Podemos apenas dizer que alguns movimentos tem em comum ideias básicas e talvez o gênero, como os movimentos gay e feminista, por exemplo, ambos tem em comum a difusão de ideias que conscientizam e tentam mostrar ao mundo a situação vivida diariamente por muitos, conscientemente ou não. Assim com as greves e os movimentos agrários tem por objetivo conseguir melhores condições de trabalho.  Como disse Durkheim: "Não se trata de substituir a sociedade existente por uma totalmente nova, senão adaptar aquela às novas condições de existência social". (1) Os movimentos sociais tem exatamente este objetivo.
 Há varias formas de se protestar com movimentos, algumas das mais comuns hoje são a greve e as passeatas, principalmente a greve, que é geralmente utilizada pelos trabalhadores para reivindicar melhores salários e condições de trabalho. Existem ainda outros tipos de movimentos que são cada vez mais comuns no mundo todo, como por exemplo os movimentos de proteção ambiental, que tem ideias difundidas pelo mundo afora e grandes representantes como o Greenpeace e o S.O.S. Mata Atlântica, entre outros.

4 comentários: